ALDO CALVET

 

inÍcio da gestÃo de Calvet no SNT


A NOITE SÃO PAULO 16/6/1951

TEATRO O DIRETOR DO S.N.T. FALA À IMPRENSA A RESPEITO DO I CONGRESSO BRASILEIRO DE TEATRO


Vem sendo esperado com justificada curiosidade o I Congresso Brasileiro de Teatro. Organizado pela Associação Brasileira de Críticos Teatrais, esse conclave, objetiva o mais amplo estudo das imediatas necessidades de nosso teatro. Os congressistas examinarão os diversos problemas do ator nacional, bem como as questões relativas à literatura teatral, cuidando até da elaboração de um Código de Ética. A respeito do assunto o Sr. Aldo Calvet teve oportunidade de falar à imprensa, mostrando-se francamente otimista. Está certo – segundo suas próprias palavras – de que a reunião dos congressistas trará reais benefícios à classe. Eminentemente construtivo, o congresso abordará todos os problemas culturais e sociais relativos à vida da ribalta, tendo o S.N.T. compreendido perfeitamente a grandiosidade da próxima concentração.

Referindo-se à atuação dos profissionais, lembrou que os mesmos continuam sendo amparados apenas pela “Lei Getúlio Vargas”, de 1938. Daí para cá a classe tem vivido quase que à margem de seus benefícios, razão por que espera que o congresso examine tal situação.


Salienta a questão da falta de casas do gênero que representa sério entrave ao desenvolvimento da arte. Não se esquecendo dos autores nacionais, carecidos de maior amparo, de mais permanente incentivo.

Finalmente, comenta o Sr. Aldo Calvet: “Não há que duvidar do êxito de tal empreendimento, por todos os motivos, de grande interesse para quantos militam no palco. Estou sinceramente convencido de que os objetivos colimados pelo congresso serão plenamente atingidos, num momento em que o presidente Getúlio Vargas tem as vistas voltadas para o teatro, como elemento educativo e expressão de cultura brasileira.