ALDO CALVET

 

BIOGRAFIA


ALDO CALVET DIRETOR

A MENSAGEM DO SALMO


O QUE É A “MENSAGEM DO SALMO”

Que diremos a respeito de “A Mensagem do Salmo”? Nada. Nada?! Não! Tudo. Embora nada exista de nôvo a perlustrar sôbre o tema bíblico – êsse fabuloso ciclone de parábolas repletas de sabedoria e tradições e plenas de esperança na elevação da humanidade.

Salmo, como sabemos, é cântico de louvor sagrado e cântico de louvor sagrado é transcendência de fé.

“A Mensagem do Salmo”?! Raciocínio lógico do espectador desavisado: discurso de apologia. No teatro? Drama de aflições de divindades. Nas ruínas de uma Igreja? Cantoria e glorificação sacras.

Ha numerosos salmos. Cêrca de cento e cinquenta e um. A Igreja selecionou-os como elementos de oração – thehellim e mizmor da Bíblia.

Os salmos refletem em síntese fugas de estado de espírito sublimado em busca de salvação. São poéticos, líricos, rítmicos, musicais. Assim foram os de DAVID cantados por ASSAPH a frentre do côro eclesiástico; os de AZER, ELCANA e  ABIATHIB, filhos daquêle CORé engulido pela terra por rebelar-se contra MOISéS. Assim são os penitenciais, os contemporâneos da inversão de Sennacherib no reinado de EZACHIAS, os anteriores à queda de Jerusalém, os escritos depois do regresso do cativeiro, etc.

Todos os salmos foram compostos em hebráico.

Mas o salmo que foi escrito em bom português, por um poeta negro de grande talento e de rara intuição dramática, que é J.ROMão DA SILVA, êste salmo é algo diferente, porque é o salmo do protesto. é a glorificação do protesto em forma de depoimento e testemunho contra a humanidade que não seguiu os ensinamentos do Mestre  e que ainda agora aí se encontra desesperada como nas eras passadas, furiosa e animalesca a ceifar milhares de vidas na Guerra do Vietnam, nas guerrilhas semeadas pelos quatro cantos do mundo, na sua luta fratricida da segregação racial, nos fuzilamentos dos paredões e na separação dos muros.

“A Mensagem do Salmo” é o protesto contra essa ordem existente numa tentativa de transfiguração em mensagem cristã.

De “A Mensagem do Salmo”, como técnico, fizemos o que do duque de MEININGEN para cá tem feito os “metteurs-en-cene” modernos, inteligentes e criadores – apossamo-nos do texto. Mergulhamos no texto e exercemos sôbre êle uma tirania só comparável ao do grande e primeiro tirano da cena: MAX REINHARDT. Buscamos criar no texto aquela unidade necessária julgada por MOUSSINAC como única capaz de realizar o espetáculo. Já o vimos no palco com êxito. Desejamos repetir êsse sucesso. Por isso afirmamos com orgulho, vaidade e convição: o texto é de JúLIO ROMão DA SILVA. Mas o espetáculo é nosso. Realizamo-lo com a colaboração preciosa, competente, segura, sincera, leal, idealística de uma equipe de produção abnegada e de um elenco de larga visão artística e comovente sensibilidade, contamos com a obediência cega, confiante, fanática de um corpo de intérpretes composto de valores reais – e o que é melhor, sem vícios e cioso por aprender a fazer teatro de verdade.

“A Mensagem do Salmo” aí está como prova do esforço desse admirável punhado de artistas.

Rio, 18-8-67

                       ALDO CALVET (Diretor)



SÍNTESE HISTÓRICA DA IGREJA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO

Fundada pelos escravos em 1640, a Confraria de N.S. do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos funcionou inicialmente na Igreja de São Sebastião, no hoje inexistente morro do Castelo.

Em 1708 (a 02 de fevereiro) lançava-se na antiga rua da Vala, hoje Uruguaiana, a pedra fundamental do glorioso templo – que se tornaria pelo espaço de 71 anos Catedral do Rio de Janeiro.

Sede do Senado da Câmara, foi o primeiro templo frequentado por D. João VI quando estabeleceu sua Corte no Brasil.

Mais tarde sediou também a famosa Academia de Medicina e ultimamente serviu de ponto de reunião do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro. ... leia mais

Noticiário nos jornais – “A mensagem do Salmo”