ALDO CALVET

 

BIOGRAFIA : DRAMATURGIA INDEX : DRAMATURGIA


CASA DE NINGUÉM




  1. 1946

Gênero:

  1. Comédia em 3 atos


Sinopse:

  1. A trama gira em torno da convivência nada harmoniosa de uma família. Gracinda, viúva rica, sustenta o irmão malandro que não quer nada com trabalho e sofre com  o filho que só faz esbanjar seu dinheiro. Até que resolve colocar ordem nessa situação caótica, contratando uma secretária de forte personalidade e autoritária para administrar a casa. Ao final, depois de mudanças radicais na vida da família,  com tudo funcionando nos eixos, a secretária e o filho de Gracinda se apaixonam e vão viver felizes para sempre.


Prêmio:

  1. Encenada pelo Grupo Os Idealistas – 1951 – Auditório do Ministério da Fazenda ( Rio de Janeiro)  -  Teatro Duse  (Teatro do Estudante) – 1952 (Rio de Janeiro)  -   Penitenciária Lemos de Brito (Teatro Social do SNT) (Rio de Janeiro)  -  Cine-Teatro Monte Líbano – 1953 (Bom Jesus de Itabapoama-ES)  -   Teatro Francisco Nunes – Grupo do SESI (Belo Horizonte-MG) 1953 -   Teatro Amador de Brusque ( Sta. Catarina) – 30 de agosto de 1970 – Festival de Teatro Amador.


PERSONAGENS:


  1. GRACINDA - senhora de meia-idade – a dona da casa

  2. BALBINO - irmão de Gracinda

  3. ZACARIAS - criado

  4. LEONORA  -  a secretária – jovem

  5. RICARDO  -  filho de Gracinda


TRECHOS:

  1. BALBINO  -  Vê? É isso! Já não se entende mais nada. Em seis meses passou a dar ordens em tudo e em todos. Você se deixou dominar completamente. Até em mim ela quer mandar. Imagine! Entendeu forçosamente de me mandar trabalhar! Eu, que nunca trabalhei! Não é um absurdo?


  2. LEONORA  -  Pelo menos é essa a impressão que tive. Desfeito o sonho, resta tão somente a ilusão – uma espécie de carícia vaga que se conserva na memória, mas não se pode contar com ela para mais nada.

all content © 2011 AldoCalvet.org   All rights reserved.

pdf Casa de Ninguem
CONTATO